13 de janeiro de 2011

DEPENDENTES DE DEUS

(1 Reis 18:41-46)

Antes de entrar no tema da postagem vamos relembra um pouco a historia de 07 de setembro, vejamos segundo a historia Dom Pedro conclamava o povo brasileiro que era dependente do império Português a lutar pela independência do Brasil e no dia 07 de setembro de 1822, foi o dia em que D. Pedro em viagem de Santos para São Paulo, próximo do riacho do Ipiranga levantou a espada e gritou “ Independência ou morte!”, as 4 horas da tarde, mais tarde tornou se imperador do Brasil e passou a se chamar dom Pedro I. (isso tudo num contexto de cartas vindas de Portugal para o Brasil, onde era necessário serias tomadas de decisões).

Muitas pessoas foram executadas pela coroa portuguesa por defender a liberdade do nosso país, o mais conhecido dentre estes foi o mineiro Joaquim José da Silva Xavier-Tiradentes. Mas o que isso tem com esse tema? Vamos saber primeiramente o que é dependência e Independência.

Dependência: Segundo o dicionário Aurélio é aquele que depende de outren, aquele não pode prover sua subsistência.

Independência: livre de qualquer dependência ou sujeição, que tem meios próprios de subsistência, que não depende de. ( a independência de Deus traz sérios resultados, ex o povo que pereceu no deserto, no dilúvio, Adão e Eva qdo desobedeceram, Nabucodonozor, etc)

E Hoje temos lutado pela nossa Independência de Deus ou Dependência? Vamos aprender com o profeta Elias a sermos dependentes de Deus.

1º- Ele era um profeta de Deus- o profeta era aquele homem que levava a Palavra de Deus, levava Deus ao povo, eram homens temidos. Era dependente da unção de Deus!

2º - Ele tinha profetizado que não iria chover durante três anos. E aconteceu. Ele tinha a palavra de Deus, era dependente da Palavra de Deus, era obediente! (1 Rs 18:1) esperava Deus falar pra agir. Não agia segundo seu pensamento.

3º- Sua fé era posta em Deus - (v. 41) era dependente da ação de Deus, Elias dependia do agir de Deus. coloque também a sua fé em Cristo. E ore!

4º- A nossa dependência de Deus nos faz viver milagres (ver uma pequena nuvem se tornar em abundante chuva) e mais sermos os primeiros a desfrutar destes. (v. 44-46), algo interressante é que quanto mais dependente mais oramos ao Senhor, mais falamos com ele, mais queremos a sua presença ao ponto de fazer como Elias em se curvar com rosto em terra e não desistir de ser dependente.

No versiculo 46 ele fala que prendeu a capa com o cinto e quero tratar de forma bem sucinta essa simbologia, vejamos:

A capa simbolizava no velho testamento “autoridade” e cinto em efésios- cingindo vos com o cinto da verdade, prenda a sua autoridade - ( o nome de Jesus – somos dependentes de Deus ) com o cinto da verdade (Palavra) – Mc 16: 15-18 e Ef 6: 14 – estai pois firmes!

É a palavra de Deus que traz equilíbrio, sobriedade e nos alimenta, nos sustenta, nos fortalece, nos Ilumina, etc.. ( sl 119)

Conclusão: Hoje Deus nos convida a sermos dependentes de Deus! E qual é a sua


Tomada de posição, quando declaramos que somos dependentes veremos os milagres e mais mudará a historia da nossa vida assim como essa independência do Brasil marcou a historia da nossa nação, mas Deus tem coisas grandes e maravilhosas pra realizar em nossas vidas e isso ficará registrado não apenas aqui na terra, mas registrado no livro da vida escrita com o sangue do Cordeiro, na eternidade para todo o sempre!


Pra. Ruth Clélia de Souza.
Pastora da JNI na Igreja do Nazareno de Jales/SP

Fonte: Blog Chamados Por Deus
 

Um comentário:

  1. UM TEXTO ALTAMENTE ABENÇOADOR,GOSTEI MUITO.
    Seu blog é excelente,obrigada pelo link,continue perseverando sempre no Senhor...abraços.:)

    ResponderExcluir

É isso ai pessoal, deixem sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...