6 de outubro de 2011

Série: Lamentações de Jeremias.





Essa semana estaremos iniciando uma nova série aqui no espaço jovem, iremos abordar o livro de Jeremias sob a ótica de Eugene Peterson [A Mensagem], com uma versão simples, poética e clara. vocês poderão fazer uma comparação dos textos de Eugene com a versão biblica original Almeida Revista e Atualizada, disponivel em Lamentações, na biblia online.


Eu sou o homem que viu a desgraça, 
desgraça resultante do açoite da ira do Eterno.
Ele me tomou pela mão e me conduziu à escuridão profunda.
Sim, ele me golpeou com as costas da mão,
muitas e muitas vezes.

Ele me transformou num espantalho
de pele e osso e, então, quebrou meus ossos.
Ele me cercou, me encurralou
e derramou e a desgraça e a provação.
Ele me trancou num quarto escuro,
Como um cadáver pregado no fundo do caixão.

Ele me trancou para que eu nunca mais saia,
algemou minhas mãos, acorrentou meus pés.
Mesmo quando grito e suplico por ajuda,
ele tranca minhas orações e joga fora a chave
Ele levanta barreiras de pedra e cimento.
Estou completamente encurralado!

Ele é um leão à espreita,
um leão escondido pronto para lançar-se sobre a presa.
Ele me derrubou no caminho e me rasgou em pedaços.
Quando terminou, não havia sobrado nada de mim.
Ele pegou seu arco e suas duas flechas
E me usou como alvo.

Ele me feriu no estômago
com as flechas da sua aljava.
Todos fizeram piada de mim,
fizeram de mim objetos de suas risadas.
Ele me enfiou comida estragada goela abaixo,
embebedou-me com bebida intragável.

Ele esmigalhou a minha face.
Ele me pisou no pó.
Eu desisti da vida
Esqueci o que é uma vida boa
Eu disse a mim mesmo: “É isto! Estou acabado!
Com o Eterno, a causa é perdida.”

Nunca vou esquecer a desgraça,
o gosto das cinzas, o veneno que engoli.
Lembro de tudo – ah, e como me lembro! -
o sentimento de chegar ao fundo do poço.
Mas há outra coisa que lembro
e, ao lembrar, continuo agarrado à esperança:

O amor leal do Eterno não pode ter acabado,
Seu amor misericordioso não pode ter secado.
Eles são renovados a cada manhã.
Como é grande tua fidelidade!
Eu me apego ao eterno (digo e repito)
Ele é tudo que me restou.

O Eterno se mostra bom para aquele que espera Nele,
para a mulher que busca com diligência.
Boa coisa é esperar em silêncio,
esperar a ajuda do Eterno.
Boa coisa é quando jovem,
suportar com paciência as provações

Quando a vida está difícil de suportar,
entregue-se à solidão. Recolha-se ao silêncio.
Curve-se em oração. Não faça perguntas.
Espere até que surja esperança.
Não fuja das provações: encare-as.
O “pior” nunca é o pior.

Por que? Porque o Senhor nunca vira as costas de vez. Ele volta atrás!
Se ele age com severidade, age também com ternura.
Seus depósitos de amor leal são imensos.
Ele não tem prazer em tornar a vida difícil,
em espalhar pedras pelo caminho,

Em pisar com dureza
os prisioneiros desafortunados,
em recusar justiça às vítimas
na corte do Deus Altíssimo,
Em adulterar evidências -
O Senhor não aprova essas coisas.

Profeta Jeremias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É isso ai pessoal, deixem sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...