19 de fevereiro de 2011

QUEM PRECISA DE UMA REFORMA???


Essa semana assisti a um filme no cinema que retrata mais ou menos o que acontecia na igreja nos séculos XV, XVI, antes da reforma protestante. Vamos a uma breve aulinha de história: Como forma de serem perdoados por seus pecados, os fiéis pagavam à igreja indulgências, e acreditavam que fazendo isso estavam livres de sua pena.

Mas nos séculos anteriores ainda, a igreja “matava em nome de Deus” quem não fosse cristão. E uma frase que vi no filme e que me marcou foi: “A igreja durante séculos tem perdido mais vidas que as guerras.”

OK, onde eu quero chegar com isso tudo? Sabe, ás vezes eu penso na história e olho para os nossos dias e vejo a mesma coisa. A mesma auto-suficiência da igreja, a mesma intenção das pessoas em comprar o evangelho, o mesmo erro entre os fiéis que acham que com boas obras ganham o céu.

Eu não quero criticar a igreja hoje e nem vou fazer isso, aliás, eu já estou meio cansada com tanta gente criticando a igreja e sem fazer nada por ela. Galera, a igreja somos nós ok? Se a igreja não muda é porque nós não mudamos. E esse é o ponto que quero chegar.

Nos dias de hoje, você olha a sua volta e sente necessidade de uma reforma? Reforma no dicionário quer dizer: Nova organização, nova forma. Você sente a necessidade de dar uma nova forma em seu coração? Você julga a igreja por não receber a todos, mas você não se dá bem nem com seu irmão de sangue. Você acusa a igreja por querer números e mais números em seus templos, mas sua busca é desenfreada na internet por seguidores no twitter, contatos no facebook, e por aí vai. Quem precisa de reforma?

Não estou defendendo nem ocultando a parcela de culpa que a igreja tem, mas essa semana Deus me pegou de jeito e eu preciso compartilhar isso com vocês. Mais uma vez: Quem precisa de uma reforma? A igreja ou o seu coração?

Antes de Lutero começar a Reforma Protestante no século XVI, Deus começou uma reforma em seu coração. Ele não teria feito nada sem antes ter experimentado aquela reforma e visto que funcionava. Deus limpou de seu coração todo egoísmo, toda ganância que a igreja tinha colocado com seus dogmas. E eu olho para o meu coração, e vejo a mesma necessidade de reforma. Todos querem mudar o mundo, mudar a igreja, mas poucos estão dispostos a começar uma reforma em seu coração. Pregar em nós mesmos as 95 teses, e que ironia, meu coração deve ter muito mais que 95 pecados.

Vamos, como igreja, experimentar dessa reforma. Aquela frase clichê: “Nada muda se eu não mudar” é a mais pura realidade. Deus precisa reformar nosso coração antes de tocar a igreja como um todo. E isso dói, ninguém quer. Mas criticar a igreja todos estão dispostos né? Vamos olhar para dentro e reconhecer que quem precisa de reforma, somos nós! Eu me incluo nisso e me comprometo. E você?

Quais serão aqueles que terão coragem e cantarão como o Lucas Souza: “Jesus Cristo, Luz do mundo. Faz reforma no meu caminho” (Música: Reforma)?

Que Deus abençoe e nos reforme!
# BIAH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É isso ai pessoal, deixem sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...