1 de fevereiro de 2011

RINDO PRA NÃO CHORAR...

Bom, hoje quero compartilhar com vocês algo que muitas vezes nós fazemos: rimos em algumas situações desconfortáveis/horríveis/desesperadoras/tristes para não chorar. Quem nunca agiu assim ?

Gn 18: 10 a 12 - E disse o anjo: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?

Este texto expõe algo que é fatal para o cristão:  --> Quando olhamos para as circunstâncias, deixamos de exercer a nossa fé e conseqüentemente enterramos um sonho ou promessa de Deus para as nossas vidas. O maior problema não são estas circunstâncias, mas sim como você lida com elas ou as deixa afetar a sua vida/rotina/planejamento/sonhos.

Vamos falar um pouco mais deste casal simpático – Abraão e Sara – num contexto drama mexicano:

A fantástica peregrinação do muchacho Abraão começa em Gn 12 quando Deus, o supra sumo, o convida para largar tudo e a todos para ir em busca da terra do nunca (convitinho um tanto suspeito).

Com medo, muchacho Abraão faz o mesmo convite ao companheiro Ló (seu primo), o qual aceita, porém, mais tarde por alguns probleminhas de administração em Gn 13 cai no trote da goiaba e se separa do nosso protagonista para morar em Sodoma e Gomorra (campo verde, lindo, florido….o que sobrou dele depois da chuva de bolas de fogos ?).

No cap 15, Deus, o grande, diz ao nosso galã: “Hei chico, você e sua chica terão um chico mini. Sua descendência será como as estrelinhas do céu e como os grãos de areia”.

E é a partir daí que começa o drama.

Gn 16: 1 a 3 - Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.

Quando leio esta passagem 2 coisas me vêem a mente:

1) O que acontece com estas mulheres? Uma dá o marido de bandeja e a outra me troca por mandrágoras (Raquel)?

2) Brincadeiras a parte, o que Sara fez é uma das saídas mais usadas por nós quando somos inundados pela ansiedade causada por uma área da nossa vida que ainda é improdutiva/estéril/impossível de mudar/melhorar/produzir/concretizar – é o famoso JEITINHO BRASILEIRO.

O jeitinho brasileiro é um ótimo indicador sobre o quanto confiamos no Senhor. Eu e você precisamos aprender a confiar e descansar em Jesus. Quanto mais faço uso destes jeitinhos, mais eu deixo de exercer a minha fé e conseqüentemente de confiar em Deus, logo, nossa relação com o Senhor fica realmente abalada.

Veja, não estou fazendo uma apologia para todos ficarmos sentados no sofá com nossas pantufas, tomando um chazinho e comendo uma torradinha com nutella….

mas……mas…quero chamar a tua atenção para o que está em  MT 6: 25 – 34

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

3 fatos posso extrair deste texto:

1) O Senhor não ignora as nossas necessidades básicas do dia-a-dia porque sabe que nós estamos sujeitos à essa condição física, logo, ele supre.

2) Se Deus supre coisas tão pequenas, porque deixaria de prosperar um sonho/promessa/chamado que Ele mesmo deu para você ou permitiu brotar em teu coração ? Temos que lembrar que todas as coisas foram feitas por Ele e para Ele (Rm 11:36), logo, ficar ansioso ou agir dando o nosso jeitinho é desperdício de tempo e esforço além de representar um perigo para nossas vidas (Pv 16:25).

3) Último e que considero o principal, não posso deixar de citar a famosa frase estampada nos caminhões: DEUS É FIEL!! Ou seja, você pode confiar em Deus porque a sua fidelidade é como um escudo que te protegerá nos seus momentos de querer abandonar a promessa do Senhor por não saber esperar/descansar/acreditar.


Portanto, verdadeiramente e sempre:  A fé ri das impossibilidades!

Quer rir, vai em frente, mas que não seja pra esconder/disfarçar uma tristeza, mas sim pela certeza de que aquilo que lhe foi prometido vai se cumprir.

bjkass a todos!!
Fonte: NMM

Um comentário:

  1. É estranho mas, comigo e com minha irmã acontece o seguinte: sempre quando estamos muito alegres, rindo à toa, é porque algo de ruim vai acontecer, ou porque na realidade, queremos chorar. E no fim do dia, acabamos chorando mesmo...rss

    ResponderExcluir

É isso ai pessoal, deixem sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...